quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Seu maior bem

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”

Joseph Pilates

Deixe o "ajuste fino" do seu corpo por conta do Pilates

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Você sabe o que é contrologia?

Para Joseph Pilates, a completa coordenação do corpo e da mente chama-se contrologia. É o equilíbrio, o controle do corpo e da mente, por meio do qual podemos despender o mínimo de energia e, desta forma, garantir boa saúde e desenvolvimento natural com os melhores resultados.


“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito”. Encontre seu equilíbrio com exercícios de Pilates!

Venha encontrar o equilíbrio entre corpo e mente no Pilates

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Inspire-se em Henry Ford

A frase de hoje não é de Joseph Pilates. Henry Ford também pode inspirar você...

"Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo".


No Pilates Raquel Carneiro, nós pensamos que você pode

sábado, 7 de dezembro de 2013

Panquecas do Jamie Oliver (com um toque da Raquel Carneiro)

A palavra de ordem no Studio Pilates Raquel Carneiro é SAUDÁVEL. Por isso, vamos pedir licença ao renomado chef Jamie Oliver e acrescentar um toque da dieta “Raquel Carneiro” à receita de panquecas de Natal apresentada recentemente no canal GNT.

Panquecas são perfeitas para o café da manhã e práticas de fazer


Ingredientes

Para a massa:
1 caneca de farinha sem glúten (ou de quinoa)
1 caneca de leite sem lactose (ou de soja)
Uma pitada de sal
1 ovo
1 fruta ralada de sua preferência (a receita original leva pera)
1 colher de sopa de manteiga

Para servir:
1 lata de doce de leite de soja
1 pote de iogurte
Mel


Modo de preparo

Em uma tigela, ponha a farinha, o leite, uma pitada de sal e o ovo. Mexa os ingredientes com o auxílio de um fuê (ou uma colher). Acrescente a pera ralada (ou outra fruta) e continue mexendo até virar uma massa homogênea.

Em uma frigideira, derreta a manteiga e faça três panquecas pequenas. Quando começar a dourar por baixo, vire-as com o auxílio de uma espátula para dourar o outro lado.

Disponha as três panquecas em um prato, uma em cima da outra. Para finalizar, acrescente uma colher de iogurte, um pouco de mel por cima ou o doce de leite de soja.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Islândia Guimarães

Que o Pilates faz bem ao corpo e à mente, quase todo mundo já sabe! Como o exercício muda a vida de cada aluno, isso sim é novidade. Por esta razão, vamos deixar que os próprios alunos contem como se sentem com os treinos.

A professora Islândia Maria de Freitas Guimarães tem 57 anos e esbanja saúde e disposição. E não poderia ser diferente. Ela pratica musculação, pilates, ioga e corrida.  

A disposição para fazer tantas atividades físicas começou em 2010. Islândia já fazia musculação, mas sentia dores de cabeça e na nuca. Após alguns exames, nada grave foi detectado e Islândia decidiu buscar ajuda no pilates. “Com muita disciplina, já notei meu corpo mais tonificado, melhora nas dores e na minha qualidade de vida de forma geral”, afirma a professora.

Islândia exibe força e disposição no Pilates

“Ela apresentava muita rigidez e dor na coluna cervical, tinha fraqueza na musculatura abdominal e paravertebral (músculos ao lado da coluna). Com o tempo, ela evoluiu com a restauração da mobilidade do pescoço e parou de se queixar das dores. Também ganhou mais força no CORE, melhorou a postura com tronco mais erguido e ombros mais abertos e consegue fazer alguns exercícios avançados”, avalia a fisioterapeuta Raquel Carneiro.

Leve como uma pluma, no ar, sem dores

Com a sensação de bem-estar e o corpo saudável, Islândia tratou de aproveitar mais a vida. “Ainda faço bijuterias, quero aprender inglês e ainda planejo fazer natação em 2014”, acrescenta. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Panqueca sem glúten


De nada adianta divulgar os benefícios da dieta sem glúten se não compartilharmos também as receitas. Então, segue uma receita de panqueca, com fruta, perfeita para substituir seu pão no café da manhã. A receita é individual e rende uma panqueca um pouco maior que um disco de DVD.



Massa
1/3 de xícara de água
1 ovo
1 colher sopa de farinha sem glúten
2 colheres de sopa de quinoa em flocos (tipo aveia)
Bata os ingredientes à mão, numa tigela até que a massa fique cremosa. Se quiser, pode acrescentar açúcar, mas o ideal é preparar uma receita bem saudável, sem este ingrediente.

Preparo
Numa frigideira antiaderente, sem óleo nem manteiga, despeje a massa da panqueca e leve ao fogo. Rapidamente, a massa vai secar, ficar ligeiramente dourada nas bordas e descolar do fundo da frigideira. Utilize uma escumadeira ou outro utensílio de sua preferência para virar a panqueca e repetir o processo do outro lado.

Recheio
Aqueça uma banana no micro-ondas (alguns segundos) ou numa panela ao fogo, para que a fruta fique macia. Repita o procedimento com ameixas secas (pode aquecer a banana com as ameixas). Quando estiverem bem macias, espalhe-as sobre a panqueca e salpique canela em pó por cima!


Bom apetite!!!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Exercícios para o CORE

Que tal mais um exercício avançado de Pilates?

Quem quer treinar?
O exercício da foto trabalha principalmente os músculos abdominais e da coluna que formam um cilindro de estabilidade ao redor da coluna chamado CORE ou CENTRO DE FORÇA. O exercício ainda atua na estabilização das escápulas e na força de membros superiores!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vida mais leve

No início deste ano, a fisioterapeuta Raquel Carneiro tomou uma decisão: encontrar meios para melhorar o desempenho nas atividades físicas e para se livrar da sensação de inchaço no abdome. Raquel sempre conciliou alimentação saudável com várias atividades físicas, como o Pilates, a corrida, o spinning e o treinamento funcional, e ainda assim sentia desconforto na região do abdome.

“Procurei um endocrinologista e, após uma série de exames, soube que a causa do mal-estar era o consumo de leite. E para melhorar ainda mais a qualidade da minha alimentação e o desempenho nos exercícios, fui orientada a evitar o consumo de glúten”, resume Raquel, que sente muito mais disposição depois da nova dieta.

Raquel se livrou do inchaço abdominal sem glúten, sem leite e sem photoshop
A nutricionista Gheisa Patrizzi explica o que pode ter ocorrido com Raquel e com inúmeras outras pessoas que apresentam os mesmos sintomas. “Nosso organismo está preparado para processar o leite até os dois anos de idade. Depois disso, a lactase, enzima que digere a lactose do leite, diminui naturalmente no corpo. Sem ser digerida, a lactose podendo gerar algum tipo de intolerância ou desconforto com o consumo do alimento, como gases e diarreia”, explica Gheisa.

A boa notícia é que muitos derivados do leite estão livres da lactose e podem ser consumidos como fonte de cálcio. “A lactose é eliminada durante a fermentação do leite ou propositalmente, porque a indústria de derivados retira, mantendo o cálcio”, detalha a nutricionista.

Glúten

O glúten é uma proteína presente em vários alimentos ricos em carboidratos como pães, macarrão, aveia e outros preparados com farinha de trigo. Com o consumo diário destes alimentos, o glúten pode prejudicar o organismo. “A proteína propicia a proliferação de bactérias no intestino e favorece o inchaço e o desconforto abdominal”, pontua Gheisa.

Tubérculos são excelentes fontes de carboidratos sem glúten


Segundo a nutricionista, o glúten pode ser substituído por outra proteína sem prejuízo para a dieta. “A dificuldade é encontrar alimentos ricos em carboidrato e sem glúten. Daí a importância de se procurar um nutricionista para fazer as substituições adequadas, sem alterações radicais ou muito trabalhosas na dieta”, ressalta Gheisa.


Raquel passou a consumir tubérculos, tapioca e farinhas sem glúten em substituição aos tradicionais pães e assegura que a nova dieta não lhe causa sofrimento. “Basta ter disciplina, criatividade e orientação profissional”, garante a fisioterapeuta. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Inspire-se

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo”.
Joseph Pilates



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Leg pull back

Que tal conhecer os exercícios do Pilates e quais grupos musculares cada exercício trabalha? Assim, você fica por dentro de cada movimento feito durante os treinos!!!

O exercício da foto chama-se "Leg pull back" e trabalha a força dos membros superiores (braços) e dos músculos posteriores das costas e das pernas. É um exercício indicado para alunos em nível mais avançado de treinos, que possuem boa consciência corporal e principalmente força!

"Bóra" treinar para alcançar o nível avançado?



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Joseph inventou o Pilates, mas não as bolas

Isso mesmo!!! Joseph Pilates criou o método, mas as bolas utilizadas no Piltates foram desenvolvidas por Aquilino Cosani, nascido em 1924 na Romênia. Aquilino estudou engenharia, na Itália, de onde seguiu para Milão e trabalhou na fábrica da Pirelli – onde se produzia produtos de borracha.

Depois intensificou seus conhecimentos e, com a ajuda de um amigo, começou a fazer Pinóquios e animais de borracha no porão de sua casa. Com o crescimento da produção, passou a exportar para outras partes da Europa. Nessa fase, sua linha havia expandido e adicionadas as bolas de praia.

O Pilates e as bolas de Pilates são filhos de pais diferentes

Por volta de 1963, um pedido incomum  foi feito à um dos distribuidores de Aquilino: a criação de uma bola grande e forte o suficiente para que pacientes utilizassem na recuperação de graves cirurgias. O pedido foi feito pela Dra. Susane Klein-Vogelbach, terapeuta e primeira a usar as bolas em adultos com problemas ortopédicos e posturais.


Hoje, as bolas são utilizadas com total eficiência tanto no Pilates quanto na fisioterapia e no fitness.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Agora só falta você

Ciente de que precisava se exercitar, ele comprou uma esteira ergométrica que lhe serviu muito bem para dependurar roupas. Cansado de ouvir sobre os benefícios do Pilates, comprou um aparelho (o reformer) e montou em casa, ao lado da esteira. Até que um dia ele decidiu começar as aulas de Pilates. Este é apenas um resumo da publicação do escritor de novelas Walcyr Carrasco para a revista Época, em 7 de outubro de 2013, em sua coluna semanal, sobre os benefícios dos exercícios que ele julgava MODISMO. Confira como ele se sente depois das aulas de Pilates (e se a esteira continua a servir-lhe de cabide de roupas): Esticado no pilates

Se as famosas das novelas e o escritor das novelas das famosas se renderam ao Pilates, o que você está esperando para começar os treinos?

Agora só falta você se render ao Pilates

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

As famosas também fazem Pilates

Você acha que tem algo em comum com a atriz Isis Valverde, a ex-Chiquitita Renata Del Bianco, a dançarina Valesca Popozuda, e as modelos Suzana Alves (a Tiazinha) e Izabel Goulart? Não?

Todas elas praticam Pilates!!! E as fotos que elas postam nas redes sociais motivam e incentivam ainda mais a prática da atividade. Confira a matéria publicada na Revista Pilates e inspire-se!!!



Você nem sabia que tinha algo em comum com pessoas famosas
(Fonte: Revista Pilates, 15 de outubro de 2013)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pilates é indicado para reabilitação após tratamento de câncer de mama

Melhorias para pacientes foram constatadas em pesquisa americana realizada por estudiosos da Oncology Nursing Society

Depois de passar por um longo período em tratamento de um câncer de mama, o paciente precisa se recuperar fisicamente. Quimioterapia, radioterapia e até mesmo as cirurgias podem causar algum tipo de comprometimento às áreas do corpo próximas à mama tratada, dentre elas a restrição de movimento da articulação do ombro, que pode levar a uma limitação funcional do paciente durante suas atividades de vida diárias. A boa notícia é que o Pilates pode ajudar nesta recuperação.

Pilates auxiliou na melhoria da qualidade de vida, humor e imagem corporal
de pacientes submetidos ao tratamento de câncer de mama

“De acordo com boletim informativo de março de 2012, da Sociedade Americana de Enfermagem Oncológica (Oncology Nursing Society – ONS), o Pilates tem sido defendido como método de reabilitação de sobreviventes de câncer de mama, apesar de pouca evidência científica. Os autores do artigo sobre o estudo têm examinado a viabilidade de um programa de Pilates especifico pacientes que passaram pela mastectomia e o impacto sobre os parâmetros físicos e psicológicos”, destaca a fisioterapeuta Raquel Carneiro, do Studio de Pilates Raquel Carneiro.

Neste estudo, foram recrutados 15 sobreviventes de câncer de mama que passaram pela mastectomia e, após serem submetidos a 12 semanas de exercícios de Pilates, os estudiosos avaliaram as mudanças ocorridas no ombro e no pescoço dos pacientes. Além disso, os pesquisadores avaliaram as mudanças ocorridas na qualidade de vida, no humor e na imagem corporal da pré à pós-intervenção.

Melhorias estatisticamente significativas foram constatadas no ombro em abdução e rotação interna do lado afetado, a rotação do pescoço para o lado não afetado, e a flexão do pescoço. Outras melhorias significativas foram relatadas em qualidade de vida, humor e imagem corporal. Os ganhos nos resultados físicos e psicológicos são promissores e merecem uma avaliação mais aprofundada em um estudo randomizado e controlado.

Core band

Core Band auxilia ainda mais nos exercícios de reabilitação dos ombros, pescoço e braço

Em 2004, a mestre em Pilates Kathy Corey projetou a inovadora CORE BAND, utilizado atualmente em várias partes do mundo. Trata-se de uma faixa de tecido projetada para melhorar o trabalho de Pilates no solo e permitir que o próprio praticante use o corpo como uma ferramenta de resistência. Além de trabalhar os músculos de forma aprofundada, a CORE BAND cria mais articulação dos movimentos básicos do corpo.

“Todo o repertório de Pilates pode ser realizado com a faixa em várias posições, mas a CORE BAND auxilia ainda mais nos exercícios para reabilitação dos ombros, pescoço e braços. Desde que devidamente autorizado pelo médico, o paciente pode contar com estes exercícios no Vale do Aço”, afirma Raquel Carneiro. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bem-vindos

Para divulgar os benefícios do método Pilates e fortalecer os laços com clientes e parceiros, o Studio Pilates Raquel Carneiro criou este blog. Por este novo canal de comunicação, vamos compartilhar os resultados alcançados pelos clientes e mantê-los informados sobre eventos, treinamentos, novos exercícios e tudo o que for relacionado ao fantástico mundo do Piltates.

Bem-vindos! Espero que gostem da novidade!

Envie suas sugestões, comentários e críticas pelo e-mail pilatesraquelcarneiro@gmail.com