sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pilates é indicado para reabilitação após tratamento de câncer de mama

Melhorias para pacientes foram constatadas em pesquisa americana realizada por estudiosos da Oncology Nursing Society

Depois de passar por um longo período em tratamento de um câncer de mama, o paciente precisa se recuperar fisicamente. Quimioterapia, radioterapia e até mesmo as cirurgias podem causar algum tipo de comprometimento às áreas do corpo próximas à mama tratada, dentre elas a restrição de movimento da articulação do ombro, que pode levar a uma limitação funcional do paciente durante suas atividades de vida diárias. A boa notícia é que o Pilates pode ajudar nesta recuperação.

Pilates auxiliou na melhoria da qualidade de vida, humor e imagem corporal
de pacientes submetidos ao tratamento de câncer de mama

“De acordo com boletim informativo de março de 2012, da Sociedade Americana de Enfermagem Oncológica (Oncology Nursing Society – ONS), o Pilates tem sido defendido como método de reabilitação de sobreviventes de câncer de mama, apesar de pouca evidência científica. Os autores do artigo sobre o estudo têm examinado a viabilidade de um programa de Pilates especifico pacientes que passaram pela mastectomia e o impacto sobre os parâmetros físicos e psicológicos”, destaca a fisioterapeuta Raquel Carneiro, do Studio de Pilates Raquel Carneiro.

Neste estudo, foram recrutados 15 sobreviventes de câncer de mama que passaram pela mastectomia e, após serem submetidos a 12 semanas de exercícios de Pilates, os estudiosos avaliaram as mudanças ocorridas no ombro e no pescoço dos pacientes. Além disso, os pesquisadores avaliaram as mudanças ocorridas na qualidade de vida, no humor e na imagem corporal da pré à pós-intervenção.

Melhorias estatisticamente significativas foram constatadas no ombro em abdução e rotação interna do lado afetado, a rotação do pescoço para o lado não afetado, e a flexão do pescoço. Outras melhorias significativas foram relatadas em qualidade de vida, humor e imagem corporal. Os ganhos nos resultados físicos e psicológicos são promissores e merecem uma avaliação mais aprofundada em um estudo randomizado e controlado.

Core band

Core Band auxilia ainda mais nos exercícios de reabilitação dos ombros, pescoço e braço

Em 2004, a mestre em Pilates Kathy Corey projetou a inovadora CORE BAND, utilizado atualmente em várias partes do mundo. Trata-se de uma faixa de tecido projetada para melhorar o trabalho de Pilates no solo e permitir que o próprio praticante use o corpo como uma ferramenta de resistência. Além de trabalhar os músculos de forma aprofundada, a CORE BAND cria mais articulação dos movimentos básicos do corpo.

“Todo o repertório de Pilates pode ser realizado com a faixa em várias posições, mas a CORE BAND auxilia ainda mais nos exercícios para reabilitação dos ombros, pescoço e braços. Desde que devidamente autorizado pelo médico, o paciente pode contar com estes exercícios no Vale do Aço”, afirma Raquel Carneiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário