quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Bolo de laranja sem glúten

Segue mais uma receita saudável para incrementar seu café da manhã ou seu lanche da tarde!

Bolo de laranja sem glúten e sem culpa


Ingredientes
4 laranjas
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de chá de açúcar light
2 xícaras de chá de farinha sem glúten
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de semente de chia
2 colheres de sopa de mel

Preparo da massa
Preaqueça o forno a 220° C. Bata no liquidificar 2 laranjas, com casca, mas sem sementes (corte-as em quatro partes para facilitar); 3 ovos; 2 colheres de manteiga e o açúcar light. Despeje a mistura numa tigela, acrescente as 2 xícaras de chá de farinha sem glúten e bata na batedeira. Acrescente por último o fermento e a chia e misture bem. Despeje a mistura numa assadeira untada com manteiga ou antiaderente e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Enquanto o bolo assa, prepare a calda.

Calda

Misture as 2 colheres de mel ao suco das outras duas laranjas. Leve ao fogo e deixe reduzir. Quando o bolo sair do forno, ainda quente, faça furos na superfície da massa com um garfo e regue com a calda. Bom apetite!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pilates para crianças

Existem várias diferenças entre o modo de vida das crianças de ‘antigamente’ para as de hoje. Antes, até mesmo para as brincadeiras era necessário um certo esforço físico — subir em árvores no esconde-esconde, jogar futebol em terrenos baldios, correr em carrinho de rolimã, queimada… Hoje, para a maioria, a diversão é dentro de casa ou apartamento; entenda-se televisão, computador e vídeogame. Sem contar com a agenda corrida de colégio, curso de línguas, educação física, quase sempre carregando bastante peso na mochila. Isso tudo, além de estressar os pequenos ainda gera sequelas na postura, entre outros problemas. Para tratar tudo isso, o Método Pilates pode ser uma poderosa ferramenta.

Mas quando se fala em pilates para crianças, uma das primeiras perguntas a vir nas mentes dos pais é: “Mas não é uma atividade muito puxada para meu filho? Não vai comprometer seu desenvolvimento?”

Segundo os especialistas, é justamente o contrário. O pilates só tem a contribuir para o desenvolvimento das crianças, uma vez que além de fortalecer a musculatura para suportar a carga da mochila, corrige a postura, introduz à disciplina, concentração e ainda serve de canal para extravasar a energia típica da idade.

"Adorei saber que já posso fazer fazer Pilates"!!!

Segundo a professora Bianca Dore, o pilates pode ser aplicado a partir dos quatro anos de idade, desde que em turmas específicas, só com crianças. Ela explica que os exercícios são aplicados de forma lúdica, como uma brincadeira, com o objetivo de conquistar os pequenos alunos à pratica do método e assim corrigir não só os maus hábitos posturais motivados pelo peso da mochila, mas também pela forma relaxada de sentar diante da tevê, do computador e até mesmo na cadeira escolar.

Na fase entre a infância e a adolescência ocorrem as maiores transformações no nosso corpo, que cresce de forma acelerada, definindo-se. O peso exagerado da mochila escolar e a forma inadequada de sentar-se são umas das principais causas de problemas ortopédicos futuros. O pilates tem sido bastante procurado, pelos pais bem informados sobre o método, por prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que se adequam e respeitam os limites e as necessidades de cada criança.


Fonte: Revista Pilates (leia a matéria completa em http://goo.gl/WH7A8f)