domingo, 23 de março de 2014

PARA QUÊ SERVE O QUE EU FAÇO - Breathing

O exercício de hoje é dedicado aos pilateiros iniciantes. Chama-se BREATHING e o objetivo é mobilizar a coluna para subir e descer o quadril e manter o apoio sobre as escápulas. Trabalha o assoalho pélvico, o transverso do abdome, tríceps braquial e deltoides glúteos.

O objetivo é mobilizar a coluna para subir e descer o quadril
De barriga para cima, apoie os pés na cinta do trapézio e sustente as molas com as mãos em sua extremidade. Inspirando, eleve o quadril e baixe a mola em direção ao trapézio, simultaneamente, deixando o corpo alinhado (ombros, quadril e pés). Mantenha a posição em apneia durante três tempos. Expirando, resista à força das molas e volte à posição de início articulando vértebra por vértebra.


sexta-feira, 14 de março de 2014

PARA QUÊ SERVE O QUE EU FAÇO - Press up


O exercício trabalha os tríceps e deltoides

Mais um exercício para alunos em nível intermediário. Durante o movimento, os ombros devem permanecer estabilizados, isolando o tríceps braquial, mantendo o alongamento axial da coluna desde o pé até o ápice da cabeça. O exercício trabalha os tríceps braquiais e deltóides (músculos que cobrem a cintura e a estrutura do ombro).

A posição inicial se dá com os pés apoiados, em “posição pilates”, desenhando um V com os pés e as mãos nas muletas da cadeira. Incline o corpo para a frente mantendo o alongamento axial. Alinhe os ombros sobre as mãos e mantenha o corpo na posição ereta.


Estenda os cotovelos sem mover os ombros, até que os pés saiam do solo. Mantenha o corpo direcionado em diagonal à frente e depois faça uma extensão. Flexione os cotovelos sem mover os ombros e volte à posição de início sem tocar o pedal no solo. Repita cinco vezes. 

terça-feira, 11 de março de 2014

PARA QUÊ SERVE O QUE EU FAÇO

Vamos criar uma série chamada "PARA QUÊ SERVE O QUE EU FAÇO"? Frequentemente, vamos postar aqui alguns exercícios, com descrição detalhada dos movimentos e os objetivos, ok?

Pull up


PULL UP
É um exercício para alunos em nível intermediário. Durante a execução do movimento, os ombros devem permanecer em alinhamento com as mãos. Trabalha músculos do assoalho pélvico, transverso do abdome e deltoides (músculos que cobrem a cintura e a estrutura do ombro).



A posição inicial se dá com os pés apoiados no pedal em “posição pilates”, desenhando um V. Alinhe os ombros com as mãos que estão apoiadas na borda posterior da cadeira. Desenhe um C com a coluna, escondendo o bumbum e acionando o abdome.

Acione o assoalho pélvico, ativando os adutores e transversos do abdome para subir o pedal e elevar o quadril até que as molas percam a tensão. Resista à força das molas e desça com controle, sem tocar o pedal no solo. Volte à posição inicial.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

"Bolo" de castanhas e frutas secas

Esta não exatamente uma receita de bolo! Mas também não é de cereal! O certo é que saborosa e fonte de muita energia!!!!

Sabor e praticidade


Ingredientes
100 a 150 g de castanhas variadas da sua preferência
100 g de figo seco
100 g ameixa seca
100 g de damasco
80 g de farinha de arroz
½ xícara de água
Gergelim

Preparo

Primeiro, misture a água à farinha de arroz. Depois acrescente as castanhas e as frutas secas. Unte um tabuleiro com óleo de coco e polvilhe gergelim. Distribua a mistura e coloque para assar até dourar. Bom apetite!

Nhammm!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Bolo brownie

Esta é uma das receitas mais saborosas de bolo brownie que já experimentei! Veio do blog COM UMA PITADA DE AÇÚCAR! A boa notícia é que dá para torná-la um pouco mais saudável...

Huummm, irresistível!


Confiram:

Ingredientes
300g de chocolate meio amargo sem glúten e sem lactose
200g de manteiga sem sal
5 ovos
2 xícaras de açúcar cristal
1 colher (chá) essência de baunilha
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 xícara de farinha de arroz
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara de nozes picadas

Modo de preparo 
Preaqueça o forno a 200 graus. Derreta o chocolate e a manteiga juntos em banho maria. Deixe esfriar por alguns instantes. 

Em uma tigela, bata os ovos juntos com o açúcar e a baunilha. Adicione aos poucos o chocolate derretido com a manteiga e misture bem. Peneire a farinha de arroz juntamente com os outros ingredientes secos e incorpore rapidamente a mistura de ovos e chocolate. Não misture muito, pois o seu brownie pode ficar com a massa muito pesada. Incorpore as nozes e misture rapidamente.


Unte uma forma quadrada e despeje a mistura. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 25 minutos. A superfície estará com uma crosta e o meio ainda estará "molhado". Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Cissa Soares

A farmacêutica e bioquímica Alciléa Soares Guimarães (a Cissa) foi uma das primeiras alunas do Studio Pilates Raquel Carneiro. Atraída pela divulgação dos benefícios do Método Pilates, Cissa procurou as aulas em 2006. “Sempre gostei e pratiquei atividades físicas, mas a possibilidade de fazer mais alongamento com as aulas de Pilates foi o que mais me chamou a atenção”, revela.

Cissa faz aulas de Pilates desde 2006

Cissa confessa que se apaixonou pelo método logo na aula experimental. “Com o tempo, descobri outros benefícios do Pilates, como o controle da respiração, que ajuda nas outras atividades físicas; aulas individualizadas e mais criativas, com exercícios diferentes a cada aula”, acrescenta. A aluna ainda destaca que, somente com Pilates, conseguiu fortalecer alguns músculos do corpo.

Força em alguns grupos musculares foi o principal ganho com o Pilates

“Depois que a minha segunda filha nasceu, nunca mais deixei de fazer musculação. Mas somente com o Pilates consegui o fortalecimento que buscava para os músculos da lateral do abdome. Os resultados eram facilmente visíveis, mesmo com aulas apenas uma vez por semana”, avalia.

“A Cissa sempre teve bom condicionamento físico e gosto por desafiar os próprios limites, o que me desafiava ao elaborar as aulas para ela. E parece que deu certo porque ainda me lembro do dia em que ela me telefonou, há cerca de seis anos, para expressar a satisfação com o método Pilates, afirmando que nunca ganhara tanta força no abdômen em tantos anos de academia. Aquele telefonema me marcou muito, pois ela foi uma das minhas primeiras alunas e me senti ainda mais motivada a investir no Pilates”, avalia a fisioterapeuta, Raquel Carneiro.

Atualmente, Cissa tem 47 anos, é atleta de tiro prático, faz Pilates duas vezes por semana, musculação mais duas vezes por semana e yôga todos os dias.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Bolo de cenoura com quinoa (sem glúten)

E para mostrar que dieta saudável não é sinônimo de sacrifício, segue uma receita de bolo de cenoura, sem glúten, e com cobertura de chocolate!

Zero glúten, pouco açúcar e muito sabor

Massa
Ingredientes
3 cenouras grandes sem casca
4 ovos
½ xícara de chá de açúcar light
½ xícara de chá óleo de canola
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de fécula de batata
1 xícara de chá de quinoa
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo
Bata no liquidificador as cenouras, os ovos, o açúcar, o óleo e o sal. Depois despeje a mistura na tigela e acrescente a fécula de batata e a quinoa. Utilize uma batedeira para misturar os ingredientes secos à primeira parte da massa. Quando estiver homogênea, adicione o fermento em pó e misture-o com a ajuda de uma colher.
Despeje a massa numa assadeira untada e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 20 a 30 minutos em temperatura de 200⁰ C. Enquanto isso, prepare a cobertura.

Cobertura
Ingredientes
1 lata de leite condensado de soja
2 colheres de cacau em pó
½ colher de sopa de manteiga light

Preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo. Misture até engrossar. Quando o bolo estiver pronto, espalhe a cobertura por cima dele ainda quente.


Bom apetite com saúde!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Inspire-se


Movimentos do Pilates devem ser executados de forma lenta e suave

"Eu inventei todas as máquinas. Em 1925, eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente”.

Joseph Pilates

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Bolo de laranja sem glúten

Segue mais uma receita saudável para incrementar seu café da manhã ou seu lanche da tarde!

Bolo de laranja sem glúten e sem culpa


Ingredientes
4 laranjas
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de chá de açúcar light
2 xícaras de chá de farinha sem glúten
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de semente de chia
2 colheres de sopa de mel

Preparo da massa
Preaqueça o forno a 220° C. Bata no liquidificar 2 laranjas, com casca, mas sem sementes (corte-as em quatro partes para facilitar); 3 ovos; 2 colheres de manteiga e o açúcar light. Despeje a mistura numa tigela, acrescente as 2 xícaras de chá de farinha sem glúten e bata na batedeira. Acrescente por último o fermento e a chia e misture bem. Despeje a mistura numa assadeira untada com manteiga ou antiaderente e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Enquanto o bolo assa, prepare a calda.

Calda

Misture as 2 colheres de mel ao suco das outras duas laranjas. Leve ao fogo e deixe reduzir. Quando o bolo sair do forno, ainda quente, faça furos na superfície da massa com um garfo e regue com a calda. Bom apetite!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pilates para crianças

Existem várias diferenças entre o modo de vida das crianças de ‘antigamente’ para as de hoje. Antes, até mesmo para as brincadeiras era necessário um certo esforço físico — subir em árvores no esconde-esconde, jogar futebol em terrenos baldios, correr em carrinho de rolimã, queimada… Hoje, para a maioria, a diversão é dentro de casa ou apartamento; entenda-se televisão, computador e vídeogame. Sem contar com a agenda corrida de colégio, curso de línguas, educação física, quase sempre carregando bastante peso na mochila. Isso tudo, além de estressar os pequenos ainda gera sequelas na postura, entre outros problemas. Para tratar tudo isso, o Método Pilates pode ser uma poderosa ferramenta.

Mas quando se fala em pilates para crianças, uma das primeiras perguntas a vir nas mentes dos pais é: “Mas não é uma atividade muito puxada para meu filho? Não vai comprometer seu desenvolvimento?”

Segundo os especialistas, é justamente o contrário. O pilates só tem a contribuir para o desenvolvimento das crianças, uma vez que além de fortalecer a musculatura para suportar a carga da mochila, corrige a postura, introduz à disciplina, concentração e ainda serve de canal para extravasar a energia típica da idade.

"Adorei saber que já posso fazer fazer Pilates"!!!

Segundo a professora Bianca Dore, o pilates pode ser aplicado a partir dos quatro anos de idade, desde que em turmas específicas, só com crianças. Ela explica que os exercícios são aplicados de forma lúdica, como uma brincadeira, com o objetivo de conquistar os pequenos alunos à pratica do método e assim corrigir não só os maus hábitos posturais motivados pelo peso da mochila, mas também pela forma relaxada de sentar diante da tevê, do computador e até mesmo na cadeira escolar.

Na fase entre a infância e a adolescência ocorrem as maiores transformações no nosso corpo, que cresce de forma acelerada, definindo-se. O peso exagerado da mochila escolar e a forma inadequada de sentar-se são umas das principais causas de problemas ortopédicos futuros. O pilates tem sido bastante procurado, pelos pais bem informados sobre o método, por prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que se adequam e respeitam os limites e as necessidades de cada criança.


Fonte: Revista Pilates (leia a matéria completa em http://goo.gl/WH7A8f)